Formação Presbiteral à Luz da Missionariedade

O Curso pretende ajudar os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros e proporcionar-lhes espaços de aprofundamento, reflexão, partilha e orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos candidatos ao presbiterado, que é a missionariedade.

Curso Presencial | De 24 a 27 de outubro de 2024

Saudações missionárias!

O Centro Cultural Missionário (CCM) e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, juntamente com a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2024, em Brasília, o Curso Presencial para formadores de seminários e casas religiosas.

Essa iniciativa procura responder a uma demanda, vinda de vários segmentos das Igrejas locais, em vista da formação de um presbitério que ajude no processo de colocar nossas dioceses em estado permanente de missão, numa caminhada sinodal e na perspectiva da missão universal, a partir das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil.

O Curso, ao qual estão convidados os Senhores Bispos, reitores e formadores dos seminários e casas de formação, como também representantes de seminaristas, pretende contribuir para que “os Seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, pastores ‘com o cheiro de ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus” (Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, Introdução, 3) para que “não exista um só clérigo em que não arda este sagrado fogo da caridade pelo apostolado missionário” (Pio XI, Rerum Ecclesiae, 9).

Esperamos que o evento possa reacender, em cada participante, o desejo de “realizar o dom de si para a Igreja” (Ratio Fundamentalis, Introdução, 3) e o ajude a revitalizar sua responsabilidade de ser agente ativo no processo de conversão pastoral e de ajudar a Igreja a superar uma pastoral de mera conservação para assumir uma pastoral decididamente missionária (cf. DAp 370).

Assim, por meio dessa contribuição concreta, a Igreja no Brasil reafirma seu compromisso de colocar em prática as indicações do Documento de Aparecida e tornar realidade, no processo formativo, o princípio enunciado pelo Papa Francisco, que “a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG, 15).

Fraternalmente,

Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Dom Ângelo Ademir Mezzari
Bispo Auxiliar de São Paulo-SP
Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM

O Curso pretende ajudar os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros e proporcionar-lhes espaços de aprofundamento, reflexão, partilha e orientações no que se refere ao eixo do processo formativo dos candidatos ao presbiterado, que é a missionariedade, em conformidade com a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis e as Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, em comunhão com a Igreja em estado permanente de missão.

  • Dar continuidade aos encontros entre bispos, reitores, formadores e seminaristas sobre a formação e experiências missionárias no processo de formação inicial;
  • Aprofundar as bases teológicas, eclesiológicas, pedagógicas e espirituais da formação de missionários presbíteros, a partir do magistério da Igreja no tocante à questão;
  • Proporcionar espaço de diálogo e reflexão sobre a necessidade de fazer revisão dos processos formativos e das estruturas de formação do clero da Igreja no Brasil;
  • Refletir sobre a dinâmica, qualidade e lugar das experiências missionárias no processo formativo dos seminaristas e sua importância nos projetos pedagógicos dos seminários e casas de formação.

 

  • Senhores Bispos, especialmente os referenciais da OSIB nos Regionais;
  • Responsáveis pela formação presbiteral: reitores, formadores, responsáveis por Institutos de Teologia e Filosofia, Escolas de Formadores e outros;
  • Coordenadores diocesanos de pastoral;
  • Representantes dos seminaristas e dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

 

  • Reflexões temáticas;
  • Utilização de recursos audiovisuais durante os encontros virtuais;
  • Leitura de textos, oferecidos pelos assessores;
  • Utilização da bibliografia e de recursos da Internet no trabalho de aprofundamento.

 

  • O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro de 2024 (de quinta-feira a domingo).
  • O curso será sediado no Centro Cultural Missionário (CCM), filial da CNBB, localizado em SGAN 905, conjunto C, Asa Norte, Brasília/DF.

 

Alzirinha Rocha de Souza, Pós-doutora em Ciências da Religião, pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora em Teologia – Université Catholique de Louvain (UCL), na Bélgica, com o tema: “A desconexão de sentido entre a esperança e ação a luz do pensamento de José Comblin”. Mestrado realizado na Universidad San Dámaso de Madrid, com o tema: “A morte de humano, de Cristo e do cristão na teologia de Juan Luis Ruiz de La Peña”. Graduação em teologia pela Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Membro da  Sociedade Internacional de Teologia Prática (SITP). Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa, onde é membro da Comissão de Qualidade da Faculdade de Teologia. Fundadora e colaboradora do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin – UNICAP (www.unicap.br/comblin). É professora e pesquisadora do ANIMA PUC Minas, do NECT (Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia) e do ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores).

Dom José Albuquerque de Araújo, bispo da Diocese de Parintins (AM), Regional Norte 1 da CNBB. Licenciado em Filosofia; Bacharelado em Teologia; Pós-graduado em Gestão Educacional; Mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia; Escola para Formadores (1996-2000). Membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada – CMOVIC/CNBB (desde 2019), Bispo Referencial do SAV-PV e OSIB.

Pe. Vagner João Pacheco de Moraes, padre da Diocese de Osasco (SP). Nasceu em 25 de outubro de 1978, em São Paulo – SP. Completou seus estudos em Filosofia no Centro Universitário Assunção (2000-2002) e em Teologia no mesmo Centro Universitário, em São Paulo (2003-2006). Frequentou Escola de Formadores com especialização (Lato Sensu) em Formadores de Presbíteros, no Instituto Santo Tomas de Aquino – ISTA em  Minas Gerais (2017-2018). É reitor do Seminário da Diocese de Osasco desde ano de 2013.

Pe. Antonio Niemiec, CSsR., Nasceu em Libusza (Polônia). Religioso da Congregação do Santissimo Redentor (Redentoristas). Em 1988, veio para o Brasil e se ordenou padre em 1992, em Bom Jesus da Lapa-BA. Formado em Filosofia pelo Wyzsze Seminarium Duchowne, em Tuchów (Polônia). Bacharel em Teologia pelo Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Salvador. Mestre em Teologia Bíblica pela Facoltà di Teologia da Pontificia Università Gregoriana, em Roma (Itália). Professor da Sagrada Escritura no Instituto de Teologia, em Ilhéus-BA; na Faculdade de São Bento da Bahia, em Salvador-BA; no Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Salvador-BA; na Faculdade Dom Pedro II, em Salvador. Atualmente, professor de missiologia na Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) e coordenador pedagógico pastoral no Centro Cultural Missionário (CCM) da CNBB.

Pe. Tiago Ávila Camargo, presbítero do clero de Porto Alegre (RS), Regional Sul 3 da CNBB. Licenciado em Filosofia; Bacharelado em Teologia; Pós-graduado em Missiologia (CCM/FATEO, em 2021); e em Direito Matrimonial e Processual Canônico (Faculdade Católica de Fortaleza, em 2023). É assessor da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e diretor geral do CCM.

  • O CCM disponibiliza 50 vagas para eventos presenciais.
  • As inscrições poderão ser efetuadas pela internet, através do website: ccm.org.br (aba Cursos e Formações).
  • O valor do investimento é de R$510,00 (quinhentos e dez reais) e inclui: material didático utilizado no curso, hospedagem em quartos duplos (se necessário) e alimentação (café da manhã, almoço, lanche, jantar).
  • Observação: O valor referente à inscrição somente será devolvido aos candidatos inscritos em caso de cancelamento do evento pelo CCM ou se cancelado e comunicado pelos participantes com a antecedência de até 72 horas antes do início do curso.

 

24/10/2024 – Quinta-feira
18:00 Celebração da Eucaristia
19:00 Jantar
20:00  Abertura do curso (apresentações, informações sobre o curso, motivação, horários)

25/10/2024 – Sexta-feira:
07:00 Momento orante
07:30 Café da manhã
08:30 Reflexão 1: Por quê falta espírito missionário em membros do clero, inclusive em sua formação? (DAp, 100e) – Dom José Albuquerque de Araújo
10:00 Intervalo
10:30 Reflexão 2: Levantamento de realidades: avaliação da eficácia das estruturas formativas na formação do coração e da mentalidade missionária nos candidatos ao presbiterado – Alzirinha Rocha de Souza
11:30 Ressonâncias
12:00 Almoço
14:15 Hora média
14:30 Reflexão 3: Continuação da reflexão anterior – Alzirinha Rocha de Souza
15:15 Trabalho em grupos
16:00 Intervalo
16:30 Plenária e ressonâncias
17:30 Intervalo
18:00 Celebração da Eucaristia
19:00 Jantar
20:00 Testemunhos Missionários 

26/10/2024 – Sábado
07:00 Momento orante
07:30 Café da manhã
08:30 Reflexão 4: Missão e formação missionária na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis e nas Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil – Dom José Albuquerque de Araújo
10:00 Intervalo
10:30 Reflexão 5: Missão como eixo do processo formativo dos candidatos ao presbiterato – Pe. Antônio Niemiec
12:00 Almoço
14:15 Hora Média
14:30 Reflexão 6: Dinâmica, qualidade e importância de experiências missionárias no processo formativo de seminaristas e sua importância nos projetos pedagógicos – Pe. Vagner João Pacheco de Moraes
15:20 Trabalho em grupos
16:00 Intervalo
16:30 Plenária e ressonâncias
17:30 Intervalo
18:00 Celebração da Eucaristia
19:00 Jantar
20:00 Testemunhos Missionários

27/10/2024 – Domingo
07:00 Celebração da Eucaristia
08:00 Café da manhã
08:45 Reflexão 7: Organização missionária da Igreja no Brasil – Pe. Tiago Camargo
10:00 Intervalo
10:20 Visita às Pontifícias Obras Missionárias (POM)
11:30 Avaliação 
12:00 Almoço e encerramento

Experiências

“Cenfi, escola bonita e produtiva para nós”. Meil Udiel Luzano Francisco, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria e meu país de origem é Filipinas.