Atualização missionária para Bispos
O curso pretende ser espaço de formação e atualização missionária, vivência fraterna, oração e celebração para que os participantes possam fortalecer o seu “sim” à missão de Deus.
Curso Presencial | De 09 a 11 de julho de 2024
Saudações missionárias!
O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB e as Pontifícias Obras Missionárias (POM), apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Atualização missionária para Bispos”.
O Papa João Paulo II, na Exortação Apostólica Pastores Gregis (PG, 24), fala da necessidade dessa atualização permanentes para os Bispos, ao afirmar: “A formação permanente deve ser vista como necessária especialmente para o Bispo, que carrega a responsabilidade do progresso comum e do caminho harmônico na Igreja. […] Ela é uma exigência intrínseca da sua vocação e missão. De fato, em virtude dela é possível discernir os novos apelos com que Deus especifica e atualiza o chamamento inicial”.
E continua o Pontífice falando da “utilidade de cursos especiais de formação, encontros anuais, breves cursos de formação ou jornadas de estudo e atualização para os Bispos […]. Como acontece na vida da Igreja, também o estilo de ação, as iniciativas pastorais, as formas de ministério do Bispo vão evoluindo. Também deste ponto de vista, resulta a necessidade duma atualização, em conformidade com as disposições do Código de Direito Canônico e tendo em conta os novos desafios e compromissos da Igreja na sociedade” (PG, 24).
A proposta desse curso, além de contemplar o aspecto de atualização, leva também em conta o cuidado com a identidade episcopal dos participantes porque “missão e vida estão de tal forma unidas no Bispo que não se pode pensar nelas como duas coisas distintas: nós, Bispos, somos a nossa missão. Se não a cumpríssemos, deixaríamos de ser o que somos” (PG, 31). Por isso, “todo o Bispo deve estar consciente da índole missionária do seu ministério pastoral. Assim, toda a sua ação pastoral se deve caracterizar por um espírito missionário, para suscitar e conservar no espírito dos fiéis o zelo pela difusão do Evangelho” (PG, 65).
A ideia do curso é concretização das sugestões colhidas, nos 19 Regionais da CNBB, durante o processo de elaboração do Programa Missionário Nacional e das interpelações apresentadas pelos próprios Bispos no Curso para Bispos novos, organizado pela CNBB. Essas propostas encontraram eco no Programa Missionário Nacional que, dentro da prioridade “Formação”, inseriu o projeto “Formação missiológica”, sendo que uma das ações desse projeto é realização de cursos de formação missionária para diversos sujeitos eclesiais.
O curso pretende ser espaço de formação e atualização missionária, vivência fraterna, oração e celebração para que os participantes possam fortalecer o seu “sim” à missão de Deus.
Fraternalmente,
Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
Dom Ângelo Ademir Mezzari
Bispo Auxiliar de São Paulo-SP
Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM
“O Bispo sentirá como seu próprio empenho o dever da formação permanente que acompanha todos os fiéis, em cada período e condição das suas vidas. O dinamismo do sacramento da Ordem, a vocação e missão episcopal, bem como o dever de seguir com atenção os problemas e as questões concretas da sociedade a evangelizar, pedem ao Bispo que cresça em cada dia para a plenitude da maturidade de Cristo (cf. Ef 4,13), para que também através do testemunho da sua maturidade humana, espiritual e intelectual na caridade pastoral, em torno da qual deve centrar-se o itinerário formativo do Bispo, resplandeça cada vez mais luminosa a caridade de Cristo e a solicitude da Igreja para com todos os homens” (Diretório para o ministério pastoral dos Bispos, 49). “O Bispo deverá sentir como seu dever o de estimular-se pessoalmente pela sua constante formação integral. […] Com especial solicitude o Bispo participará, enquanto possível, nos encontros de formação organizados pelas várias instâncias eclesiais” (Diretório para o ministério pastoral dos Bispos, 54).
Proporcionar aos senhores Bispos oportunidade de atualização missionária que lhes ajude no cuidado com a sua identidade episcopal e no revigoramento da índole missionária do seu ministério pastoral.
- Oferecer aos participantes uma reflexão sobre a identidade e missão do Bispo, a partir do Diretório para o ministério pastoral dos Bispos e da Exortação Apostólica Pastores Gregis;
- Apresentar, de forma resumida, a fundamentação bíblica e teológica da missão, proporcionando aos Bispos o aprofundamento do novo paradigma missionário (Igreja em saída) com suas implicações eclesiológicas e pastorais;
- Aprofundar com os participantes a relação entre o processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC) e a missão;
- Sensibilizar os Bispos sobre a responsabilidade da Igreja local pela missão universal;
- Dar a conhecer, em linhas gerais, os rumos da reflexão missiológica atual, a partir das abordagens do 5º Congresso Missionário Nacional e do 6º Congresso Missionário Americano (CAM6);
- Apresentar aos participantes a atual organização da comunhão missionária da Igreja no Brasil (opções, prioridades, organismos, estruturas, etc.);
- Refletir, a partir da experiência dos participantes, sobre a dinamização da animação e cooperação missionária nas Igrejas particulares no Brasil;
Arcebispos, Bispos Diocesanos, Bispos prelados, em exercício e eméritos.
O curso contemplará: reflexões temáticas; trabalho em grupos e debates, vivência fraterna, partilha de experiências; momentos orantes e celebração diária da Eucaristia e da Liturgia das Horas.
O curso será realizado nos dias 09, 10 e 11 de julho de 2024 (recomenda-se chegar dia 8/7). Acontecerá no Centro Cultural Missionário da CNBB, localizado em SGAN 905, conjunto C, Asa Norte, Brasília/DF.
O CCM disponibiliza 50 vagas para o curso. As inscrições podem ser efetuadas através do link: Inscreva-se. O investimento é de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais). O valor inclui hospedagem, material didático e alimentação (café da manhã, lanche, almoço e jantar).
09/07/2024 – 3ª-feira
07:00 – Momento orante
07:30 – Café da manhã
08:30 – Abertura do curso (apresentações, informações sobre o curso, motivação)
08:50 – Identidade e missão do Bispo no Diretório para o ministério pastoral dos Bispos e na Exortação Apostólica Pastores Gregis
– Assessor: Dom Maurício da Silva Jardim
10:00 – Intervalo
10:30 – Responsabilidade do Bispo e da Igreja local pela missão universal
– Assessor: Dom Esmeraldo Barreto de Farias
11:30 – Ressonâncias
12:00 – Almoço
14:15 – Hora Média
14:30 – “O caminho da sinodalidade é o que Deus espera da Igreja” (Francisco)
– Assessora: Sônia Gomes de Oliveira
15:15 – Trabalho em grupos
16:00 – Intervalo
16:30 – Plenária e ressonâncias
17:30 – Intervalo
18:00 – Celebração da Eucaristia com Vésperas
19:00 – Jantar
20:00 – Livre
10/07/2024 – 4ª-feira
07:00 – Momento orante
07:30 – Café da manhã
08:30 – Itinerário do discipulado missionário em São Marcos e suas implicações para o proceso sinodal na arquidiocese do Rio de Janeiro
– Assessor: Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira
10:00 – Intervalo
10:30 – Paradigma missionário (Igreja em saída) com suas implicações eclesiológicas e pastorais
– Assessor: Dom Luiz Fernando Lisboa
11:30 – Ressonâncias
12:00 – Almoço
14:15 – Hora Média
14:30 – Missão como eixo no processo de Iniciação à Vida Cristã
– Assessor: Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho
15:15 – Trabalho em grupos
16:00 – Intervalo
16:30 – Plenária e ressonâncias
17:30 – Intervalo
18:00 – Celebração da Eucaristia com Vésperas
19:00 – Jantar e confraternização
11/07/2024 – 5ª-feira
07:00 – Momento orante
07:30 – Café da manhã
08:30 – Animação e organização missionária da Igreja no Brasil
– Assessor: Pe. Antônio Niemiec
Programa Missionário Nacional (PMN): prioridades e projetos
– Assessor: Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Projetos missionários da Igreja no Brasil
– Assessor: Dom Luiz Fernando Lisboa
Projeto Igrejas Irmãs
– Assessor: Pe. Tiago Ávila Camargo
10:00 – Avaliação do encontro
11:00 – Celebração da Eucaristia do envio missionário
12:00 – Almoço e encerramento