Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização

A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”

Curso On-line | Dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2024 das 19h30min às 21h

Saudações missionárias!

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização”.

O Papa Francisco, na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2018, enfatiza a importância da verdadeira comunicação cristã que é essencialmente missionária. Essa comunicação é capaz de dissolver as fronteiras, superar barreiras e chegar até os últimos confins da terra: “Hoje em dia, os últimos confins da terra são muito relativos e sempre facilmente «navegáveis». O mundo digital – as redes sociais tão difundidas e prontamente disponíveis – dissolve as fronteiras, elimina distâncias e reduz as diferenças. Tudo parece estar ao alcance, tão próximo e imediato. Ainda assim, sem o dom sincero das nossas vidas, até poderemos ter inúmeros contatos, mas nunca estaremos imersos na verdadeira comunhão de vida. A missão até os últimos confins da terra exige a entrega de si na vocação que nos foi dada”.

A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”, servindo-se dos benefícios que a cultura midiática proporciona, em vista do fortalecimento da cultura de proximidade e encontro: “Para ser missionária, a comunidade eclesial necessita também se inserir ativa e coerentemente nos novos areópagos, dentre os quais se encontram as redes sociais. Com um olhar propositivo, é imprescindível reconhecer as oportunidades para a propagação do Evangelho que a cultura midiática oferece. […] Por isso, é necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, onde a interação é entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro. Uma comunidade é uma rede entre as pessoas em sua totalidade” (DGAE 2029-2023, n. 118 ).

Por sua vez, o Programa Missionário Nacional 2019-2023, levando em consideração a necessidade de avançar, ampliar, articular melhor e qualificar a atuação da Igreja no que se refere à comunicação, dentro da prioridade “Animação missionária”, se propõe a criação da rede de comunicação missionária (RECOMIS) em vista de fortalecimento dos processos missionários (cf. 3.2.II).

É dentro deste espírito é que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, em saída, para, a exemplo de Cristo, poder comunicá-la e testemunhá-la até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.

Fraternalmente,

Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Dom Valdir José de Castro
Bispo da Diocese de Campo Limpo-SP
Presidente da Comissão Episcopal para Comunicaçaõ Social

Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM

Impulsionar a missão evangelizadora da Igreja no ciberespaço, através da atuação em rede.

  • Sensibilizar os participantes sobre a necessidade da presença e atuação da Igreja no ambiente digital como lugar de anúncio e testemunho do Evangelho;
  • Fortalecer a comunhão e sinergia entre as várias instâncias, orgnismos e iniciativas na área de comunicação na Igreja no Brasil, em vista da sinodalidade e missionariedade;
  • Proporcionar espaço de formação dos leigos/as, consagrados/as e ordenados para que compreendam as novas linguagens e práticas vivenciadas pela sociedade contemporânea, a fim de inculturar a mensagem do Evangelho no cultura digital;
  • Incentivar o uso das ferramentas modernas de comunicação entre os agentes pastorais para uma presença mais efetiva na web e para dinamizar e ampliar as ações evangelizadoras da Igreja;
  • Provocar reflexões sobre as problemáticas presentes no ambiente digital considerando diversos elementos: privacidade, segurança, credibilidade de dados, riscos relativos à ética e aos valores humanos e cristãos;

 

  • Membros e colaboradores da PASCOM;
  • Missionários digitais;
  • Membros de Novas Comunidades;
  • Membros e colaboradores das Obras Missionárias;
  • Membros dos Conselhos Missionários (COMIPAs, COMIDIs, COMIREs, COMISEs);
  • Responsáveis e colaboradores de Revistas Missionárias;
  • Membros e colaboradores da rede de comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB);
  • Membros e colaboradores da equipe nacional de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

 

  • Reflexões temáticas;
  • Utilização de recursos audiovisuais;
  • Leitura dos textos propostos pelos assessores;
  • Indicações de referências bibliográficas para aprofundamento do estudo pessoal.

 

  • O curso será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2024, na modalidade virtual (on-line), através da Plataforma de Cursos das Edições CNBB, das 19h30min às 21h (ao vivo) e ficará gravado e disponíivel na mesma plataforma para os que adquiriremo curso.
  • As inscrições serão realizadas através do site do CCM (ccm.org.br) ou diretamente no site dos Cursos das Edições CNBB.
  • O valor do investimento para participar dos três encontros é R$40,00 (quarenta reais).

 

Data

Tema

Assessor(a)

1º encontro

22/10/2024

Comunicação Missionária:

ide e anunciai

Osnilda Lima e Ricardo Alvarenga

2º encontro

23/10/2024

Comunicação Sociotransformadora:

ide e ensina

Ricardo Alvarenga

3º encontro

24/10/2024

Comunicação Missionária em Rede:

passemos para a outra margem

Osnilda Lima, Ricardo Alvarenga e convidado Guilherme Cadoiss – Santa Carona.

Documentos da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (edição atualizada). Brasília: Ed. CNBB 2023

Experiências

“Cenfi, escola bonita e produtiva para nós”. Meil Udiel Luzano Francisco, religioso da Congregação do Imaculado Coração de Maria e meu país de origem é Filipinas.