O curso “CAM 6: inspirações e orientações para a vida missionária nas comunidades eclesiais”, que o CCM em parceria com o ITESP oferece à Igreja no Brasil, acontece poucos meses após o evento realizado em Ponce (Porto Rico). A partir de toda a riqueza que o Congresso trouxe para seus participantes e para as Igrejas do Continente americano, em relação a vivências, conteúdos, partilhas, provocações e inspirações, o curso pretende socializar e chegar às bases das nossas Igrejas particulares essa riqueza. Dessa forma, quer contribuir no processo de conversão pastoral missionária e da revigorada caminhada missionária de nossas comunidades eclesiais.
O Concílio Vaticano II desencadeou um processo de profunda renovação referente à compreensão da Igreja e da missão, uma nova visão eclesiológica e missiológica. Provocou, também, um processo de revigorada caminhada missionária.
Os Congressos Missionários – inicialmente, Latino-Americanos (COMLAs), depois, das Américas (CAMs), como também os Nacionais – fazem parte desse processo de renovação. Ajudam, na realidade das Américas e na do Brasil, na concretização das intuições e das ideias inspiradoras dessa renovação e, ao mesmo tempo, ajudam a avançar no que se refere à reflexão e ao impulso missionário.
O fio condutor que perpassa, desde o início, todos os Congressos Missionários, promovidos pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com as Conferências Episcopais, é sempre o mesmo, a saber: sensibilizar as pessoas sobre a universalidade da salvação; promover e aprofundar a reflexão sobre a natureza missionária da Igreja e sua responsabilidade com a missão universal; assumir, impulsionar e concretizar o compromisso com a missão ad gentes além-fronteiras.
À luz do CAM 6, proporcionar espaço de reflexão sobre a atualidade da missão ad gentes e suas implicações pastorais para a Igreja no Brasil.
01 de Abril
Importância dos Congressos Missionários na vida da Igreja: resgate histórico – Pe. Orlando Camacho
Testemunho missionário – Sandra Cruz do Nascimento
02 de Abril
A Igreja peregrina é missionária por sua própria natureza e sua missão é universal: eclesiologia e missionariedade à luz do Vaticano II – Pe. Rafael Lopez Villasenor
Testemunho missionário – Pe. Camilo Pauletti
03 de Abril
Tema: Implicações pastorais do CAM 6 para a vida das Igrejas particulares – Ir. Regina da Costa Pedro
Testemunho missionário – Maria Amélia Carrera
Local
SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte, CEP 70790-050, Brasília – DF, Brasil
Copyright © 2023 Centro Cultural Missionário – Todos os direitos reservados
Produzido por