No dia 28 de fevereiro, a nova equipe do Centro de Animação e Estudos Missionários (CAEM) realizou sua primeira reunião de planejamento e encaminhamentos para 2024. Fazem parte dessa equipe representantes de diversas instâncias eclesiais, a saber: o vice-presidente do Centro Cultural Missionário (CCM), diretor geral do CCM, coordenador pedagógico CCM (também responsável pelo CAEM), secretária do departamento administrativo do CCM, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, assessora da Comissão Especial para a Amazônia da CNBB, assessora da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, assessoras do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), secretário nacional da Pontifícia União Missionária (PUM).
O CAEM é um dos departamentos que faz parte do Centro Cultural Missionário (CCM), filial da CNBB. Desde o seu surgimento, foram-lhe confiadas algumas tarefas bem específicas, a saber: organizar e administrar uma biblioteca missiológica no CCM; coordenar um serviço de informação e publicações missionárias; promover a orientação missionária no país, ad intra e ad extra; realizar cursos de formação e animação missionária e outras atividades formativas.
Levando em consideração a atuação, articulação e a caminhada percorrida pelo CAEM, nos anos passados, reconhecemos a importância desse departamento para abertura de novos horizontes como também idealização de novos projetos a serem implementados através do CCM.
Há anos que o CCM, através do CAEM, articula e realiza cursos de formação missionária para brasileiras/os enviadas/os a outros países, para presbíteros, seminaristas, consagradas/os, leigas/os que atuam em regiões e projetos missionários no Brasil ou que desejam fortalecem suas motivações missionárias.
Para facilitar a participação de todos os membros do CAEM, a primeira reunião do ano aconteceu de modo híbrido. Na pauta, entre outros assuntos, estavam os seguintes: apresentação da identidade e finalidade do CAEM; reflexão sobre contribuições da reflexão missiológica para a conversão pastoral; partilha sobre os cursos do CCM em 2024; encaminhamentos para algumas atividades formativas de destaque neste ano (retorno da missão ad gentes, atualização missionária para Bispos, 2º Seminário Nacional de Missiologia, curso da missão ad gentes).
A atuação e os projetos formativos do CAEM são uma resposta às recomendações que o Papa Francisco fez aos bispos do Brasil, no encontro com eles, durante a JMJ, no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho de 2013, quando disse: “É preciso ter a coragem de levar a fundo uma revisão das estruturas de formação e preparação do clero e do laicato da Igreja que está no Brasil. Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis”. A formação missionária é hoje, sem dúvida, uma das ações mais importantes para a Igreja, especialmente enquadrada no processo de conversão missionária da pastoral e na mudança do paradigma eclesial. Esta formação deve envolver todos os sujeitos eclesiais e deve realizar-se unindo os esforços de todas as estruturas da comunidade cristã.