Retiro Espiritual Pró-Vocações
Renascer para a vocação e missão
Curso Presencial | De 15 a 17 de Novembro de 2024
Saudações missionárias!
O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Arquidiocese de Brasília, deseja ajudar na animação e capacitação de discípulos missionários da Igreja no Brasil, através da proposta de um retiro espiritual.
Enquanto cristãos, somos interpelados a fazer da missionariedade o nosso modo de viver porque “a missão não é uma parte da minha vida ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 273).
São João Paulo II costumava lembrar aos cristãos que “todos os membros da Igreja [pelo batismo] são consagrados para a missão, todos são corresponsáveis por levar Cristo ao mundo com a própria contribuição pessoal” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões 1991).
Também o Papa Francisco nos sensibiliza sobre essa realidade ao dizer que não há vocação sem missão porque o chamado de Deus inclui sempre o envio. Por isso, “a Igreja é uma sinfonia vocacional, com todas as vocações unidas e distintas em harmonia e juntas «em saída» para irradiar no mundo a vida nova do Reino de Deus” (Mensagem para o 60º Dia Mundial de Oração pela Vocações 2023).
Por isso, o CCM lança um convite a todas as pessoas que desejam qualificar, de forma reflexiva e orante, sua vocação e missão e desejam crescer na amizade com o Senhor. Venha participar conosco dessa experiência!
Que a participação nesse do retiro espiritual ajude a revitalizar nossas opções pessoais pelo Senhor, alimentar nossa amizade com Ele, amadurecer nossa solidariedade com os outros e reacender em nós “a paixão pelo Senhor e, simultaneamente uma paixão pelo seu povo” (EG, 268)!
Fraternalmente,
Dom Maurício da Silva Jardim
Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e
Vice-presidente do Centro Cultural Missionário
Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor Geral do CCM
Estamos imersos numa complexa realidade em constante mutação, líquida, plural, marcada pela globalização, individualismo, consumismo, fragilização de instituições e tradições, corrupção, fragmentação, crise de sentido e de valores e relativismo. Um dos grandes desafios que temos diante de nós é “revitalizar nosso modo de ser católico e nossas opções pessoais pelo Senhor para que a fé cristã se enraíze mais profundamente no coração das pessoas” (DAp, 12). O retiro espiritual é uma ótima oportunidade e meio eficaz que pode nos ajudar nisso.
A própria palavra “retiro” significa retirada, recuo, saída, afastamento. Retiro, visto à luz de Deus, é exercício para a vida e não algo fora da vida. É percepção mais profunda dos apelos de Deus, aqui e agora (cf. Sl 94,7-8: Oxalá, ouvisseis hoje a voz de Deus). É busca do alimento espiritual mais consistente para fortalecer a fé (cf. Ez 3,1-3; Jr 15,16; Rm 10,17). É hora de Deus e de sua graça (cf. 2Cor 6,2: Eis agora o tempo favorável; eis agora o dia da salvação). É tempo para o encontro pessoal e relação dialogal com Deus presente e agindo (cf. Hb 4,12-13). É tempo para visualizar a proposta do Senhor (cf. Hb 1,1‑2.4). É encontro profundo consigo mesmo, com os outros, com o mundo, com Deus.
Essa experiência espiritual, que supõe empenho de cada um dos participantes, levará em consideração as inspirações vindas da Palavra de Deus, da liturgia da Igreja e da preparação para o Jubileu 2025.
O retiro não é apenas uma formação ou um curso. É um exercício espiritual que envolve momentos de recolhimento, contato com a Palavra de Deus, reflexão e oração, que devem levar à conversão. Seus participantes vivem a experiência de um encontro consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus.
Ajudar os participantes a reavivar o dom da vocação, recebido do Senhor, revitalizar seu modo de ser católico e suas opções pessoais pelo Senhor e reacender a chama do ardor missionário.
- Orientar os participantes sobre a importância de retiro espiritual, como instrumento eficaz no processo de crescimento espiritual na vida cristã;
- Sensibilizar os participantes sobre a necessidade de crescer no amor e na familiaridade com a Palavra (cf. EG, 149), oferecendo-lhes oportunidade para sua meditação comunitária e pessoal;
- Proporcionar reflexões e meditações sobre a identidade missionária do cristão;
- Oferecer orientações sobre como cultivar a mística e espiritualidade missionária;
- Ajudar os participantes na preparação para o Advento e na preparação ao Jubileu 2025;
Todas as pessoas que desejam crescer e progredir na vida espiritual (leigos/as engajados/as nas comunidades e paróquias, lideranças e agentes de pastoral, membros das obras e dos conselhos missionários, ministros ordenados, membros de Congregações, Institutos de Vida Consagrada, Novas Comunidades), como também as pessoas de boa vontade.
A proposta se estende aos paroquianos das paróquias da Arquidiocese de Brasília, especialmente os líderes das comunidades; catequistas, coordenadores de pastorais, movimentos e grupos; coordenadores e membros dos COMIPAs e do COMIDI; ministros extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão; missionários/as leigos/as.
- Reflexões temáticas, dirigidas pelos orientadores;
- Meditação pessoal e comunitária da Palavra de Deus;
- Celebrações: Eucaristia, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração penitencial, devoções marianas, renovação dos compromissos batismais, rito do envio missionário;
- Silêncio e deserto individual.
As inscrições serão efetuadas através do website do CCM: www.ccm.org.br
O CCM disponibiliza 200 vagas para o retiro, mas apenas 60 vagas para hospedagem.
MODALIDADE | VALOR POR PESSOA | Nº VAGAS |
Retiro (reflexões, meditações, celebrações) | R$150,00 | 200 vagas |
Retiro (reflexões, meditações, celebrações) Hospedagem em quartos duplos Alimentação (café da manhã, almoço, jantar) | R$340,00 | 60 vagas |
O retiro acontecerá nos espaços físicos do Centro Cultural Missionário (CCM), das Pontifícais Obras Missionárias (POM) e da Casa Dom Luciano, a saber:
- Retiro (reflexões, meditações, celebrações): Auditório das POM
- Hospedagem: CCM, POM e Casa Dom Luciano
- Alimentação: Refeitório do CCM
Endereço das POM: SGAN 905, Conjunto B, Asa Norte
Endereço do CCM e da Casa Dom Luciano: SGAN 905, Conjunto C, Asa Norte
Para os participantes com hospedagem e alimentação (café da manhã, o almoço e o jantar), as refeições serão servidas no refeitório do CCM.
Para os participantes sem hospedagem e alimentação, os organizadores asseguram apenas os lanches, ficando as demais refeições por conta de cada participante.
Modalidade com hospedagem e alimentação
- 15/11 (6ª-feira): das 12:00h às 21:30h
- 16/11 (Sábado): das 07:00h às 21:30h
- 17/11 (Domingo): das 07:00h até 13:00h
Modalidade sem hospedagem e alimentação
- 15/11 (6ª-feira): das 14:00h às 19:00h
- 16/11 (Sábado): das 8:00h às 19:00h
- 17/11 (Domingo): das 8:00h até 12:00h
Dom Esmeraldo Barreto de Farias
Natural do estado da Bahia, é bispo emérito da Diocese de Araçuaí-MG e membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
15/11 (Sexta-feira)
12:00 Almoço
14:00 Abertura do retiro (acolhida, apresentação, orientações práticas)
14:30 Momento orante
15:00 1ª reflexão: Retiro espiritual: seu sentido e importância na vida do cristão
16:00 Lanche
16:15 Deserto pessoal
17:00 Partilha em grupos de vivência
17:45 Preparação para a celebração da Eucaristia
18:00 Celebração da Eucaristia
19:00 Jantar
20:00 Filme: “Papa Francisco – homem de palavra”
21:40 Momento orante
22:00 Recolhimento e silêncio
16/11 (Sábado)
07:00 Café da manhã
08:00 Leitura orante da Palavra em comunidade
08:45 2ª reflexão: Crescer no amor pela Palavra (EG 149)
09:30 Deserto pessoal
10:00 Lanche
10:15 Deserto pessoal
11:00 Terço missionário (mistério da encarnação)
12:00 Almoço
14:00 Momento orante
14:30 3ª reflexão: Identidade missionária do discípulo de Jesus Cristo
15:30 Deserto pessoal
16:00 Lanche
16:15 Celebração da penitência (mistério da misericórdia)
17:15 Partilha em grupos de vivência
17:45 Preparação para a celebração da Eucaristia
18:00 Celebração da Eucaristia
19:00 Jantar
20:00 Adoração ao Santíssimo Sacramento (mistério da presença)
21:30 Recolhimento e silêncio
17/11 (Domingo)
05:30 Caminhada da Ressurreição (mistério da Vida Nova)
07:00 Café da manhã
08:00 Leitura orante da Palavra em comunidade
08:45 4ª reflexão: Formar corações missionários: mística e espiritualidade missionária
09:30 Deserto pessoal
10:00 Lanche
10:15 Partilha em grupos de vivência
11:00 Celebração da Eucaristia
12:00 Almoço